domingo, 2 de maio de 2010

Conflito no Saara Ocidental

Antiga colônia espanhola na África, o Saara Ocidental é disputado desde 1975, por Marrocos e pela Frente Polisário, formada pela população local que luta pela independência. Um muro com 1800 km de extensão divide as duas áreas sobre controle de cada um.
Em 1988 Marrocos e Frente Polisário selaram um cessar-fogo e acertaram a realização de um plebiscito.
Em 1991, a ONU envia uma força de Paz (Minurso), para organizar o plebiscito previsto para 1992. Marrocos e a RADS (República Árabe Democrática Saaraui) não chegam um acordo sobre quem deve ser consultado e o plebiscito acaba sendo prorrogado. O último adiantamento ocorre em dezembro de 1999 e a nova data permanece indefinida.
A guerra no Saara Ocidental já matou mais de 10.000 pessoas. Cerca de 189 mil saaranuis estão refugiados, principalmente na Argélia.

Área: 266.000 Km²
Etnias: Árabes e Berberes
População: 239 mil (julho de 99)
Religião: Islamismo
Economia: Agricultura, pastoreio e extração de fosfato
Nº de refugiados: 189 mil (1998)
* O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda "per capita". O Canadá lidera a lista e o Brasil está na 62ª posição.

3 comentários:

  1. Muito bom, adorei o site e a matéria exposta acima...

    ResponderExcluir
  2. bastante gente deveria saber um pouco mas sobre o que acontece na africa um dos paises mas pobers do mundo.Tdos deveeria se consentizar um pouco mas .

    ResponderExcluir
  3. superútil para a minha pesquisa. thanks

    ResponderExcluir