domingo, 2 de maio de 2010

A Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918)

No final do século XIX, a Necessidade de Novas Fontes de Matérias-Primas e de Mercados Consumidores provocou uma série de guerras localizadas entre os países industrializados. Essas guerras tinham como objetivo a Conquista de Territórios e a Ampliação do Império Colonial. Existia uma Corrente do Pensamento Geográfico por trás disso tudo: Era o Determinismo Alemão e a Teoria do Espaço Vital de Ratzel!
Com a entrada dessas novas potências (Itália, Alemanha e Japão) industriais na luta pela posse de novos territórios, os confrontos imperialistas foram ficando cada vez mais acirrados.
Agora com as Potências querendo Colonizar a Ásia e a África, para ampliar o mercado mundial, o conflito estava se tornando cada vez mais intenso, assim o conflito direto entre as nações industrializadas seria inevitável.
O aprofundamento dessas rivalidades levou os países a criarem um forte Sistema de Alianças. Em 1882 a Itália, a Alemanha e a Austria-Hungria formaram a Tríplice Aliança. Em 1907, a Inglaterra, a França e a Rússia estabeleceram a Tríplice Entente.
Por que só depois de 25 anos surgiu a Tríplice Entente?
A desagregação do Império Otomano, que dominou por séculos essa vasta região da Europa, passou a ser uma nova frente de disputa imperialista.
O que levou a desagregação do Império Otomano?
O império Austro-Húngaro controlava a Bósnia-Herzegovina, e acabou anexada em 1908. Essa situação feriu os interesses da Sérvia, que por sua vez também tinha o interesse de controlar a Bósnia, pois ali se concentrava uma maioria Sérvia.
Em 26 ou como trazem a maioria dos livros, 28 - de Junho de 1914, o Estudante Gravilo Princp, que não concordava com a presença da Áustria-Hungria nos Bálcãs, assassinou o Arqueduque Francisco Ferdinando, o herdeiro do trono Austro-húngaro.
Então o assassinato do arqueduque foi o fato decisivo para dar-se início a 1ª Guerra Mundial.
A Itália, que pertencia à Tríplice Aliança, declarou neutralidade e mais tarde, junto com o Japão, lutou contra seus ex-aliados.
Por que a Itália declarou-se neutra e depois foi lutar com o Japão contra seus ex-aliados?
Fim da Guerra, os países Europeus com as Plantações arrasadas e a Industrialização Interrompida, passam a depender dos Estados Unidos para organizar-se economicamente e abastecer-se.
Os Estados Unidos já como Potência Econômica e principal credor da Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra), declara guerra à Alemanha em 1917.
Em Julho de 1918, as Tropas da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos realizaram uma investida decisiva conseguindo a redenção da Áustria, da Bélgica e da Turquia. A guerra para Alemanha só terminou alguns meses depois, com a renuncia do Kaiser alemão e a rendição incondicional desse país.
Por que uma Guerra?
A produção era cada vez mais intensa e o consumo também. Então para isso continuar era preciso novas fontes de matérias-primas e novos mercados de consumo. Com tantos países, com os mesmos interesses era natural que surgissem divergências.

Outras Causas:

• Nacionalismo Que separava esses países de maneira irreconciliável;
• Ambição Territorial Vários países querendo as mesmas terras;
• Hostilidades Entre As Nações Acabou dando origem a dois grandes blocos de países:
. Tríplice Aliança Áustria, Alemanha e Itália;
. Tríplice Entente Rússia, Inglaterra e França;
Como o clima na Europa era de muita tensão, vivia-se numa expectativa de guerra a qualquer momento, essa situação passou a ser chamada de Paz Armada.
Durante a formação dos blocos não houve guerra, só em 1914. Por esse motivo só 25 anos depois surgiu a Tríplice Entente.
A Causa Imediata
O assassinato do herdeiro do Trono Austríaco, o arqueduque Francisco Ferdinando, em Sarayevo, capital da Bósnia.
Lembre-se: causa imediata não significa dizer que seja a causa verdadeira como dizem os livros da História Oficial. Não Podemos esquecer que esse é um conflito essencialmente Capitalista provocado pela disputa entre as potências européias que desejavam mercados consumidores!!!

As Etapas da Guerra:

• Primeira 1914: Caracteriza-se pela movimentação de grandes exércitos;
• Segunda 1915 - 1916: Do equilíbrio de forças resultou uma guerra de Trincheiras, em que o território era disputado palmo a palmo. A 23 de Maio de 1915 a Itália rompeu com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da França e da Inglaterra.
• Terceira 1917 - 1918: Em 1917 ocorreram dói acontecimentos de grande importância:
. Na Rússia, uma Revolução derrubou o Czar Nicolau II. Sob a liderança de Lênin foi implantada um regime Socialista. Em seguida, o Governo Revolucionário entrou em contato com a Alemanha e assinaram um tratado pondo fim as hostilidades entre os dois países. Começa a surgir o Segundo Mundo. Este se intensifica a partir de 1922 com a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviética, a URSS.
. Outro acontecimento importante foi à entrada dos Estados Unidos ao lado da Tríplice Entente, fortalecendo as oposições dos inimigos da Alemanha e contribuindo para o fim da Guerra.
Em 1918, a Áustria e a Alemanha foram obrigadas a assinar um Armistício (suspensão temporal de guerra).

Conseqüências da Guerra:

Mesmo com os pises destruídos, o Nacionalismo Agressivo e o Imperialismo continuaram latentes, esperando novas oportunidades para se manifestar.
Com o Tratado de Versalhes, a Alemanha foi responsabilizada pela guerra e obrigada a aceitar várias penalidades. Esse tratado baseou-se nos chamados 14 Pontos de Wilson. As decisões foram tomadas pelos Quatro Grandes:
- Estados Unidos: Woordron Wilson;
- Itália: Orlando;
- França: Clemenceau;
- Inglaterra: Lloy George;

Algumas Penalidades:

A Alemanha teve de entregar material bélico e de transportes aos países vencedores. Foi proibida rearmar-se. Cedeu a região do Sarre à França por quinze anos. Teve que renunciar as suas colônias.
Com Todas Essas Penalidades Como é Que a Alemanha Conseguiu Se Reerguer E Se Fortalecer Para A Segunda Guerra?
As novas fronteiras definidas pelos Tratados do Pós-Guerra eram instáveis, pois abrigavam, num mesmo território, povos germânicos e poloneses, germânicos e tchecos, mulçumanos e sérvios.
O conflito entre as diversas nacionalidades, que compartilhavam o mesmo espaço nacional, gerou uma instabilidade permanente, com graves conseqüências para a geopolítica atual.
Com o fim da Guerra foi criada a Liga das Nações, que devia evitar novos conflitos, mas, como sabemos, não teve êxito.
Nacionalismo Doutrina que reivindica para a nação o direito de praticar uma política voltada unicamente para seus interesses;
Kaiser Designação do Imperador da Alemanha, após a sua unificação, no século XIX até o fim da Segunda Guerra.

Não Esqueça:

*O Assassinato do Arqueduque não é fator decisivo para a Guerra. Esta mais cedo ou mais tarde acabaria por acontecer, pois tínhamos inúmeros interesses das Potências Capitalistas! Esta Guerra é uma Redistribuição dos Mercados Mundiais ocasionada pelo Sistema Capitalista.
* O estudante que assassinou Francisco Ferdinando, pertencia à Sociedade Secreta Mão Negra, que era um grupo formado por Nacionalistas Sérvios.

2 comentários: