sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nazismo e Fascismo

Quando Hitler se tornou chanceler, em 1933, transformou a Alemanha em uma di¬tadura dominada pelos NAZISTAS, chamada de III Reich. Entre as primeiras medidas tomadas por Hitler estão o rearmamento do país e a supressão de liberdades políticas e civis. Em 1938, a Áustria e os Sudetos (região de língua alemã da então Tchecoslováquia) foram anexados por Hitler. Quando, no ano seguinte, os alemães invadiram a Polônia, foi desencadeada ali Guerra Mundial. Com ideologias semelhantes, a Itália e o Japão for¬mam uma aliança militar com a Alemanha, conhecida como o Eixo, que obteve vitórias expressivas entre 1940 e 1942.
O nazismo proclamava a superioridade biológica da raça ariana, representada pelo povo alemão, e, por isso, a neces¬sidade de dominar e exterminar outras raças, chamadas de inferiores -judeus, eslavos, ciganos e negros -, e também de extinguir homens de comportamento ou saúde considerados impróprios - como homossexuais, epiléticos e alcoólatras. Para realizar a limpeza étnica, os nazistas criaram campos de extermínio e mataram milhões de oposicionistas.
Os alemães foram derrotados pelos sovié¬ticos na Batalha de Stalingrado, em 1943, e o III Reich começou a ser expulso dos territórios ocupados. Em 1945, tropas aliadas invadiram a Alemanha. Hitler suicidou-se em abril, e, no mês seguinte, o país se ren¬deu à União Soviética (URSS), aos Estados Unidos, ao Reino Unido e à Franca.

Fascismo

Após a I Guerra Mundial (1914-1918), os movimentos de esquerda cresceram, e a Itália foi sacudida por agitações so¬ciais - a esquerda revolucionária liderou ocupações de fábricas no norte. A crise econômica também deu espaço ao fas¬cismo - movimento de massas de direita, nacionalista e autoritário -, liderado por BENITO MUSSOLINI. Em 1922, depois de uma marcha de milícias fascistas em Roma, o rei convocou Mussolini para che¬fiar o governo. As instituições foram rela¬tivamente preservadas até 1929, quando é estabelecido um regime partidário único, sob o comando do novo chefe do gover¬no. Em seu regime, Mussolini estatizou indústrias, proibiu greves e organizou trabalhadores e empresários em corpo¬rações controladas pelo estado.
Durante a II Guerra Mundial, aliou-se à Alemanha de ADOLF HITLER e ao Japão, formando o Eixo. Declarou guerra à França e ao Reino Unido em 1940. As derrotas italianas na Grécia e na África culminaram no desembarque dos Aliados - Estados Unidos, França e Reino Unido -na Sicília, em 1943. Mussoíiní foi deposto e preso, e o governo, entregue às mãos do general Badoglio, que se alinhou com os Aliados e declarou guerra à Alemanha. Os nazistas libertaram Mussolini, que formou a Republica de Saio no norte, sob a ocupação alemã. Em 1945, com a vitória dos exércitos Aliados, Mussolini foi oreso e executado.

Fonte: Atualidades Vestibular – Ed. Abril

Um comentário: